O transporte colectivo é o futuro do transporte, não tenho dúvidas disso. E de que o transporte privado terá que ser muito mais sustentável que as actuais soluções, também não tenho dúvidas.
Tenho é dúvidas sobre as formas como a coisa se promove, especialmente numa sociedade onde a vaidade do transporte privado é uma extensão do ego, por um lado, e a rede de transportes se encontra muitas vezes desadequada das necessidades, desfasada nos horários, desfasada nos preços, sem soluções interessantes para o transporte familiar, e por aqui fora.
Uma campanha destas tem que ser muito mais apelativa que a actual campanha que está a correr por aí. Não imagino ninguém a olhar para um daqueles cartazes e a dizer “É pá vou passar a ir de metro”.
Como se trata dum alinhamento internacional fui espreitar o site da UITP e vale a pena olharmos para a diferença da abordagem nas fotografias.
As nossas estão aqui:
Pois. De facto, num momento em que uma campanha nesta área faz mais do que sentido, é pena que nada disto seja apelativo. O preto e branco dos cartazes não joga com o espírito de uma mensagem de crescimento. Enfim, claro que o transporte público deveria ser uma prioridade nas cidades que querem um futuro; claro que o transporte privado é um luxo alimentado por tristes egos. Mas parece que estamos longe de mudanças. Em Lisboa, a CML paga milhões em multas pelos elevados níveis de poluição. Pagamos todos!… Mais valia apostar numa rede de transportes públicos eficiente e gratuita. Ganhávamos todos! É estúpido sair de casa para dar uma volta e ter que concluir que mais vale ir de carro! É muito, muito estúpido, sobretudo numa cidade cheia de alternativas públicas que afinal, são caras, demoradas e sujas!